segunda-feira, 30 de junho de 2008

Ilanit - אילנית

Uma das mais artistas mais importantes da música popular de Israel. Alcançou o sucesso nas décadas de 1960 e 1970. Mas foi na década de 1970 que Hanna Tzah conquistou um espaço fundamental na música hebraica. Nascida em Tel-Aviv, e filha de brasileiros (Ilanit fala português e já gravou vários clássicos da MPB) foi revelada no Festival da Canção de Israel de 1969.

Ilanit foi parte do dueto "Ilan e Ilanit" que fez enorme sucesso em Israel e também em países da Europa, especialmente Alemanha. Em 1971, Ilanit ganhou o Festival da Canção de Israel com a música ''Rak Hireah".

Por duas vezes, em 1973 e 1977, Ilanit representou Israel no Festival Eurovisão na Canção, respectivamente com as músicas ''Ey Sham'' (Em algum lugar), composto por Nurit Hirsch (a primeira mulher a tocar orquestra no Eurovision) e ''Ahava Hi Shir Lishnayim'' (Amor é uma canção para dois). Ela participaria do Eurovision em 1984 com a música "Balalaika", mas a competição de 1984 seria realizada no dia de Yom Hazikaron (Dia de Memória dos Soldados de Israel) e a IBA (Israel Brodcasting Autority ou Rashut Ha-Shidur) preferiu retirar o país da disputa. Em 1974, Ilanit representou Israel no Festival da Música Popular Mundial com a música Shiru Shir La'Shemesh alcançando a nona posição.

Ilanit continuou com muitos êxitos em Israel, cantando músicas do legendário compositor israelense Ehud Manor e outros.

Escute e assista algumas canções da maravilhosa Ilanit.

Ey Sham (אי שם)


Ahava Hi Shir Lishnayim (אהבה היא שיר לשניים)


Balalaika (בללייקה)


Kvar Acharei Chazot (כבר אחרי חצות)


Bashanah Haba'ah (בשנה הבאה)


Eretz Eretz Eretz (ארץ ארץ ארץ)

Nenhum comentário: